O QUE É PSICOLOGIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL?

Publicado em  

© Depositphotos.com / lightsourcePsicologia cognitiva comportamental é um campo da psicologia que investiga o comportamento humano.
A psicologia cognitiva comportamental é um ramo da psicologia que estuda o comportamento humano, a forma como os indivíduos aprendem, percebem e pensam sobre os acontecimentos de suas vidas. Ela está ligada ao estudo das atitudes físicas e mentais que interferem nas ações de cada pessoa.
O objetivo desta ciência é compreender as sensações, percepções e aprendizagens que resultam no modo de ser dos indivíduos. Além disso, a psicologia comportamental busca entender as emoções e pensamentos humanos e como estes desenvolvem suas ações mentais e comportamentais, tais como pensar, falar, recordar, memorizar, entre outras.
Este estudo pode ser bastante benéfico quando aliado ao Coaching, a melhor e mais eficaz metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente atualmente. Isso porque, com auxílio do Coaching, a psicologia comportamental oferece maior apoio ao Coach (profissional que conduz o processo de coaching) para compreender, de forma eficaz, as crenças, valores, legado e experiências de cada pessoa, a partir de seus comportamentos.
Esta abordagem aliada ao processo de Coaching pode gerar resultados positivos quando utilizadas no contexto profissional ou pessoal. Entenda como:
Aplicação em empresas e organizações
Quando aplicadas no meio empresarial, as duas abordagens permitem conhecer cada profissional e entender seus comportamentos em momentos de pressão, desafio, conflitos, remanejamento, retenção e promoção.
Além disso, elas geram maior eficácia na distribuição de tarefas de acordo com o perfil de cada colaborador e na condução de processos e demandas organizacionais.
Aplicação do âmbito pessoal
A psicologia comportamental apoiada à metodologia de Coaching também pode trazer grandes benefícios no que se refere à vida pessoal dos indivíduos, pois promove a conquista de autoconhecimento, aprimoramento de habilidades como foco, controle das emoções, automotivação, alinhamento de valores e crenças, capacidade para quebrar crenças e pensamentos limitantes e comportamentos sabotadores. Além disso, as técnicas auxiliam a lidar com sentimentos negativos, transformando-os em pontos positivos para crescimento pessoal e melhoria contínua.
Este artigo foi útil para você? Então, lembre-se de sempre compartilhar o conhecimento!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A classe dos Adjetivos-Exercício nº 2

Aprendendo um pouco mais, Aurora do TO conhece a Tiriba-do-Paranã

ALFABETIZAÇÃO