“ EDUCAR UM FILHO COM TDAH É UM DESAFIO”



       As pesquisam mostram que lares com uma ou mais crianças  com TDAH são mais conturbados e estressados do que os outros que não têm que conviver com essa dificuldade.
       Os pais experimentam alto nível de stress, depressão e culpa, e é relativamente grande o número de separações como conseqüência do quadro. Entendendo que o TDAH é uma deficiência. neurobiológica, de origem genética e que ninguém é responsável por ele, é possível diminuir os sentimentos de culpa que a grande maioria dos pais carrega.
É normal haver dificuldade no relacionamento com outros filhos, já que a criança com TDAH tende a receber atendimento diferenciado dos pais ou ser a causa de conflitos e situações embaraçosas. São comuns o ciúme, a tentativa de chamar atenção, brigas entre irmãos e até alguma agressividade. Os conflitos podem se estender com  empregados, parentes e amigos.
Não é fácil ser pai ou mãe de um portador de TDAH. Barkley, um dos mais respeitados especialistas em TDAH diz que “educar um filho com TDAH é um desafio”. Ele também diz que esse é um desafio que traz enormes oportunidades de aperfeiçoamento pessoal e realização para os pais.
O primeiro passo no tratamento multidisciplinar é a psicoeducação dos pais. É de suma importância que os pais sejam informados sobre o transtorno em si e as estratégias que ajudam a minimizar os problemas por ele, para que possam orientar o filho portador, fazer as acomodações necessárias no ambiente familiar e colaborar com a escola e os terapeutas necessários para o tratamento clínico.

JUCÉLIA JUDITH MARTY
Psicóloga e Psicopedagoga CRP – 08/1881
http://www.institutogeneve.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A classe dos Adjetivos-Exercício nº 2

Aprendendo um pouco mais, Aurora do TO conhece a Tiriba-do-Paranã

ALFABETIZAÇÃO